Seja durante a correria do café da manhã ou ao carregar uma bandeja com várias xícaras para os amigos, estamos sempre sujeitos a pequenos acidentes. Afinal, quem é que nunca manchou uma peça de roupa com café ou chá? Felizmente, existem vários métodos que você pode usar para tirar manchas de roupa de modo fácil, rápido e eficiente.

É importante, contudo, sempre conferir a etiqueta de sua roupa e ler as instruções de lavagem antes de usar qualquer produto ou técnica de remoção de manchas. Se possível, teste antes em uma área pequena e de pouca visibilidade da roupa para evitar danos não intencionais.

Como tirar mancha de roupa: o método da pia de cozinha

Uma das maneiras mais fáceis de remover manchas de café ou chá é derramar água morna diretamente na parte afetada do tecido.

  1. Coloque a peça de roupa manchada dentro da pia. Em seguida, aqueça um pouco de água, mas não a ponto de fervê-la.
  2. Derrame lentamente a água morna diretamente sobre a mancha, de modo que a água escoe através das fibras do tecido e caia do outro lado.
  3. Depois de cerca de 15 segundos, pare de derramar água e aplique algumas gotas de detergente de roupas como Brilhante Líquido ou Surf Concentrado diretamente na peça, e em ambos os lados da mancha.
  4. Esfregue o detergente até formar um pouco de espuma. Em seguida, continue a enxaguar a peça de roupa até que o detergente se dissolva completamente.

Como tirar mancha da roupa: a técnica de colocar a roupa de molho

Para remover manchas mais persistentes ou que cubram uma área grande demais para ser tratada com o método da pia de cozinha, você pode colocar a roupa de molho com um removedor de manchas, como Brilhante Utile ou OMO Tira-Manchas antes de colocá-la na máquina de lavar.

Encha um balde com água morna com a quantidade recomendada do produto de sua escolha e deixe a roupa manchada de molho, por no máximo, duas horas. Esse processo vai amolecer a mancha e preparar a roupa para ir à máquina de lavar. Depois, lave a roupa normalmente com água morna.

Como tirar mancha de roupa: outros métodos

Infelizmente, nem sempre você terá um spray removedor de manchas ou um sabão para lavar roupas à mão, nem tempo de colocar sua roupa de molho imediatamente depois de manchá-la com café ou chá. O bom é que existem alguns truques rápidos que você pode usar para remover a mancha:

Vinagre

A maioria das cozinhas e dos restaurantes tem vinagre, que também pode servir como um removedor de manchas. Para isso, misture uma colher de chá de vinagre em um copo de água e borrife ou derrame a solução sobre a mancha. Em seguida, use um pano ou uma toalha de papel para absorver o local manchado. Você verá a mancha diminuir gradualmente.

Bicarbonato de sódio

Você pode tentar ainda usar bicarbonato de sódio para remover manchas de café ou de chá. Comece umedecendo a roupa manchada com água morna. Em seguida, coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio na mancha e esfregue-a no tecido. Deixe que o bicarbonato de sódio seja absorvido o máximo possível antes de enxaguar.

184684552

Como tirar mancha de suor e o cheiro que ele deixa nas roupas

As lembranças do verão não precisam ficar marcadas na sua roupa. Este artigo explica como tirar manchas de suor e o cheiro que as acompanha.

Read more »

Como tirar manchas de caneta

Leia dicas de como tirar mancha de caneta de várias superfícies! Aprenda a tirar mancha de caneta sem manchar seus objetos.

Read more »
184684552

Como tirar mancha de suor e o cheiro que ele deixa nas roupas

As lembranças do verão não precisam ficar marcadas na sua roupa. Este artigo explica como tirar manchas de suor e o cheiro que as acompanha.

Read more »